Inscreva-Se

A HISTÓRIA DOS VIDEO GAMES PARTE 5: SEGA SATURN





Ano de Fabricação........: 1994 
Fabricante...................: Sega 
Países de Lançamento..: Estados Unidos Estados Unidos / Japão Japão / Brasil Brasil / Europa Europa 

Japão: O Início 

Lançado no dia 22 de Novembro de 1994, o Saturn teve instantâneo sucesso no Japão. 170.000 máquinas foram vendidas no primeiro dia de lançamento. Até o Natal de 1994, quase 500.000 unidades já estavam dentro dos lares japoneses. O Saturn chegou a estar me 2o lugar na corrida pelo mercado de video-games estando a frente de sua rival, a Nintendo. No lançamento do PlayStation, o Saturn chegou a estar na frente em vendas diárias do que o console da Sony. Infelizmente isso não durou muito tempo devido a campanha de marketing que a Sony realizou e pricipalmente por títulos exclusivos, em especial os RPG's desenvolvidos pela Squaresoft e pela Enix. 

Não tendo um título de peso no gênero RPG, o Saturn acabou recebendo ótimos títulos em outros gênero, em especial jogos de nave 2D (shooters) e jogos de luta. Foi com esses gêneros que os jogos japoneses de Saturn ganharam fãs ao redor do mundo. Enquanto Square e Enix não davam nem bola para o Saturn, a Sega conseguia outros aliados de peso, como por exemplo Capcom, SNK, Gamearts e Treasure. 

Capcom e SNK foram sem dúvida as empresas que melhor aproveitaram o poder 2D do Saturn, realizando ótimas conversões de seus arcades, em especial X-Men vs. Street Fighter pela Capcom e a série The King of Fighters pela SNK. Alguns jogos dessas 2 empresas utilizam um cartucho de expansão de memória (que infelizmente foi lançado somente no japão). Com esse cartucho, os jogos praticamente não tem "loading", e suas diferenças em relação ao arcade são praticamente zero (em especial os jogos da Capcom). 

Ainda com relação aos jogos, o mercado japonês conta com uma variedade e uma qualidade que o mercado americano não conseguiu atingir nem pela metade. No mercado japonês foram lançados muito mais de 600 títulos enquanto que o mercado americano conta com apenas 245 títulos. 

Aqui estão alguns títulos que não podem faltar em sua biblioteca japonesa de jogos para Saturn: 

Deep Fear (jogo no estilo Resident Evil - ótimo) 
Dungeons & Dragons Collection (coletânea do arcade - obrigatório) 
Gradius Deluxe Pack (sem comentários) 
Salamander Deluxe Pack Plus (sem comentários - parte 2) 
Parodius Deluxe Pack (sem comentários - parte 3) 
Marvel Super Heroes vs. Street Fighter 
Phantasy Star Collection 
Radiant Silvergun (um dos melhores shooters já lançado para qualquer sistema) 
The King of Fighters Best Collection (coletânea com os The King of Fighters 95, 96 e 97) 
Strikers 1945 parte I e II 
Thunder Force Gold Pack 1 e 2 
Vampire Savior: The Lord of Vampire (3a parte de Darkstalkers) 
X-Men vs. Street Fighter 

Com relação a Hardware, o Saturn contou com diversas versões no Japão: 
Cinza - Primeira versão do Saturn lançada. 




Branco - Segundo modelo do Saturn fabricado. Acompanhava um controle também na cor branca com botões coloridos. Existem rumores que esta versão do Saturn tinha um CD-Rom com acesso mais rápido. 

Saturn - Branco 

Hi-Saturn - Modelo de Saturn fabricado pela Hitachi. Sua pricipal diferença era o hardware para descompressão de MPEG embutido no console. Com ele, era possível assistir os filmes gravados em formato VCD. 

Hi-Saturn 


Hi-Saturn Navi - Modelo também fabricado pelo Hitachi. Talvez o mais raro dos modelos de Saturn existentes no mundo devido ao seu alto preço. Dentre os acessórios disponíveis para esse modelo, estavam um monitor LCD, modem e receptor GPS (disponível somente para o mercado japonês). Esse modelo foi uma tentativa de ser um modelo portátil para ser usado em carros de luxo através de um acordo com a Nissan. 

Hi-Saturn Navi 


V-Saturn - Outro clone autorizado do Saturn. Dessa vez fabricado pela JVC-Victor. Similar ao modelo cinza da Sega. As unicas diferenças estão nos logotipos (V-Saturn) e na tela de boot.

V-Saturn 

Skeleton (na cor Fumê) - Último modelo de Saturn fabricado ao redor do mundo. Vinha com uma case transparente e com o escrito "This is Cool" na tampa do CD. Aproximadamente 50.000 unidades desse modelo foram fabricadas. 

Saturn - Skeleton Fumê 

Skeleton (na cor Azul) - Modelo promocional lançado em 25 de Março de 1999 juntamente com o jogo Derby Stallion da ASCII. Aproximadamente 20.000 unidades foram fabricadas. 

O Saturn contou com um serviço para acesso a internet, email e até para jogos online (somente um jogador contra outro) batizado de "Net". O sistema não foi um grande sucesso, em especial pela velocidade lenta do modem (14.400) e pela falta de jogos que utilizavam desse sistema. Para jogos "online", as duas pessoas deviam ter o mesmo jogo. Um dos jogadores criava um "servidor" com seu Saturn e o outro jogador se conectava nesse servidor. Por isso que somente 2 pessoas podiam jogar ao mesmo tempo. Alguns acessórios interessantes foram lançados para serem usados com o sistema "Net" entre eles um teclado e um drive de 3 1/2 polegadas. De acordo com o NetLink FAQ, os seguintes jogos estão disponíveis para serem usados com o "Net": 

Daytona CCE 
DecAthlete 
Dragon's Dream 
Habitat II 
Pad Nifty 
Pad Nifty 1.1 & Habitat II 
Puzzle Bubble 3 
Puyo Puyo Sun 
Saturn Bomberman 
Sega Rally Champ. Plus 
Sega Worldwide Soccer '98 
SegaSaturn Internet 2 
SegaSaturn Internet Vol.1 
Shadows of the Tusk 
Virtua Fighter Remix 
Virtua On: Cyber Troopers 
Wachenroder 

Outra opção dos donos do Saturn para jogo "head-to-head" era o DirectLink. Com essa opção era possível "linkar" dois Saturn. Para isso, era necessário duas TV's, dois Saturn e duas cópias do mesmo jogo. Abaixo a lista de jogos com a opção de DirectLink no Japão: 

Daytona USA: CCE 
Gebockers Special Pack 
Gun Griffon 2 
Steeldom 
Wipeout 

O Saturn deixou de ser fabricado pela Sega logo depois do lançamento do Dremcast no Japão em Novembro de 1998, porém continuou recebendo diversos jogos de outros fabricantes. O último jogo foi lançado no ano 2000. 


Estados Unidos: Os Erros 

Se no Japão a Sega conseguiu um bom sucesso com o Saturn, nos Estados Unidos isso não aconteceu. Vários fatores e erros levaram ao fracasso do Saturn na terra do Tio Sam. 

Talvez o pior de todos os erros foi a antecipação do lançamento do Saturn do dia 02 de Novembro de 1995 para o mês de Maio de 1995. Não foi um lançamento "oficial" do aparelho, porque somente 4 lojas estavam autorizadas a distribuir as 30.000 unidades produzidas do novo console. Durante 6 meses, quem quisesse um Saturn, teria que recorrer as lojas Toys R Us, Electronics Boutique, Software Etc., ou Babbages e pagar o alto preço de $399,00 pelo console. A rede de brinquedos Kay Bee toys não foi uma das escolhidas e no lançamento oficial do Saturn se recusou a ter esse console em suas lojas. 

A Sega dizia que essa antecipação aconteceu para tentar dominar o mercado antes da chegada do PlayStation da Sony. Mas na realidade a Sega deu 4 meses a mais para a Sony repensar a sua estratégia para o lançamento do PSX. 

Outro erro ocorrido com essa antecipação: O 32X tinha acabado de ser lançado. Com a chegada antecipada do Saturn, os consumidores que investiram no combo Genesis/Sega CD/32X sabiam que esses aparelhos tinham seus dias contados. E foi isso mesmo que aconteceu, a Sega foi aos poucos matando a concorrência dos seus próprios consoles deixando vários gamers frustrados. Com isso, os consumidores (mesmo os mais fanáticos pela Sega) ficaram com receio de comprar um console da Sega e novamente ver seu investimento simplesmente ser jogado no lixo. 

Mesmo com todos esses tropeços, a Sega até que conseguiu se manter viva, mas nunca conseguiu alcançar em vendas do Nintendo 64 e muito menos do PlayStaion. 

Com relação ao Hardware, a Sega disponibilizou para o mercado americano somente o modelo na cor preta. Foram lançados sub-versões com alteração na bios e outras mudanças menores, mas todos na mesma cor. 

Saturn Americano - Preto 

Nos Estados Unidos também foi lançado o acessório para conexão a internet e email, só que com um modem de 28.800 e agora chamado de Netlink. Os seguintes jogos estavam disponíveis para partidas "online": 

Daytona CCE - Netlink Edition 
Duke Nukem 3D 
Bomberman 
Virtua On: Cyber Troopers - Netlink Edition 
Sega Rally Champ. Plus- Netlink Edition 
Netlink Log-on Software 1.0(?)/2.0/3.0/4.x 

No final da vida do Saturn, a única coisa que fazia com que os americanos ainda comprassem esse aparelho era a possibilidade de se importar os jogos japoneses. Especialmente os da última leva, que foram os melhores. Esses jogos não foram nem cogitados em serem lançados nos EUA. Outra falha fatal para o Saturn. 

O último jogo lançado para o Saturn foi Magic Knight Rayearth, da Working Designs em Dezembro de 1998. 




No Brasil o Saturn foi lançado pela Tec Toy quase que simultaneamente com o mercado americano, com uma única diferença básica: o preço. Seu preço inicial era de R$899,00, porém o dólar naquela época não estava 3 por 1, muito menos 2 por 1. A Tec Toy seguiu o padrão americano, lançando o modelo preto. Os modelos das caixas dos jogos também seguiam o padrão dos Estados Unidos, porém foi usado papelão ao invés de acrílico para baixar o custo do jogo. 

Nenhum dos jogos japoneses que não foram lançados nos EUA, foram lançados no Brasil pela Tec Toy. 

No final dos dias do Saturn no Japão, a Tec Toy comprou um lote de modelos branco e "skeleton" e lançou esses modelos por aqui. 
 
FONTE:GAMEVICIO

Comentários